sexta-feira, setembro 16, 2005

AO ATO


Quando nada mais era tão presente quanto a pura angústia de estar entre partículas atômicas, respondi que sim. Sim, eu era a densidade possível e tinha por local a única estação de onde partem os sonhos. Todas as manhãs haviam se disposto à envergar meu dorso, para que não mais me deleitasse em vigências em pé por escoras de velhas ripas restadas dos paióis bélicos de uma civilização suicida. Sim, eu era minúcia e dizia isso por apreço aos sonhos que dali partiriam, para povoar as periferias e reciclar os lixos. Para cada pensamento havia um oceano revolto a vazar do olhar. Ninguém se atreveria, fosse isso possível, a represar o fluxo do solene equilíbrio entre razoável e necessário que conotava meu sim.

Não é simples para o sim ser assim tão senhor de si. Vá a um sanatório, a uma sessão plenária, coma um prato de sopa na pensão da Dona Loca, compre um fusca e vá morar pra lá do Boa Vista. Algum parâmetro permitirá a piora, a angústia, o pânico, algo que descompense, que não seja promessa e se aposse do ato.

Eu disse sim porque tudo era favorável, porque tudo estava face a face e assim faz-se a poesia. Ninguém passa pela vida. É por isso que os sonhos são tecidos com fios de sim e de não, meras funções que nos compete para que a poesia, vida em sua humana vista, se alastre para além de princípio e fim, onde viver é degustar a suculência de um caqui maduro. O sim se diz como se diz o não: sim, eu vou ao banquete; não ficarei guardando os carros enquanto vocês se deliciam. Basta um ponto para o universo. E não há razão que fundamente o oposto sem inventar o pecado, sem ao menos aplaudir a violência.

Responder que não, para quem morreria naquela situação de agonia, seria dizer sim pela contingência, seria abrandar o coração vencendo-se por si e por quem mais se considere. Respondi que não porque o meu sim inventava novos sonhos, assumia uma página em branco. Nada de lamentos, nada de certezas, apenas um sim, um não e outras tantas...

Elfon Aparecido Gonzalez

Nenhum comentário: